

Entenda melhor a doença que todo ano preocupa os brasileiros.
A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus. A expansão urbana rápida e desordenada aliada a fatores como condições climáticas e saneamento, tem ocasionado diversos surtos no Brasil desde a década de 1980. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 634.458 pessoas contraíram dengue em tdo país no primeiro semestre de 2008. E só será possível combatê-la com a participação de toda a comunidade, mesmo nos períodos de baixa incidência da doença. Portanto, é importante que o tema seja tratado em sala de aula, para que os alunos divulguem as informações em casa e no bairro.
Transmissão
A dengue não é tranmitida de pessoa para pessoa. O vetor da doença é a fêmea do Aedes aegypti, que se infecta ao picar uma pessoa com dengue. Após o contato com sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus depois de 8 a 12 dias. Eventualmente, pode acontecer de ela também transmitir o vírus para seus ovos.

Sintomas
* Dores abdominais
* Vômitos
* Febre
* Dores de cabeça
* Dores musculares e articulações
Tratamento
Não existe tratamento específico para a dengue. Assim que alguns sintomas forem detectados, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde. As pessoas devem fazer repouso e beber muito líquido (inclusive soro caseiro). Não devem ser usados antiinflamatórios e medicamentos à base de ácido acetil salicílico (Aspirina e AAS), pois, pode aumentar o risco de hemorragias.
5 dicas de como combater a dengue !
1 - Vedar as tampas de caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas a fim de impedir a entrada e saída de mosquitos;
2 - Lavar as bordas dos vasos de plantas com esponja, pois, os ovos sobrevivem até 1 ano em ambiente seco;
3 - Encher os pratos de plantas com areia até a borda;
4 - Guardar as garrafas vazias de bebidas sempre de boca para baixo;
5 - Manter as lixeiras bem fechadas.
Fonte: Revista Nova Escola. Edição Outubro 2008. Editora Abril
3 comentários:
Parabéns por contemplar um assunto atual e de saúde pública,uma vez que as pessoas necessitam estar sempre alerta acerca desse assunto.
Parabéns! Essas informações são de grande importância tanto para educadores e educandos, quanto para a própria comunidade.
Parabéns pelo blog, é de conscientização que estamos precisando. Entre no meu blog, não quero perder o contato com vocês.. Um abraço.
turmadaposgraduacao.blogspot.
Postar um comentário